segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Flâneur: é um ser ''vagabundo'', que anda pelas ruas sem um objetivo explicito, mas que está secretamente em harmonia com a sua história. Dedica seu tempo a “perambular” pelas cidades, observando o que acontece a sua volta, com o objetivo de captar algo de mais perene no cenário urbano. "Flanar é ser vagabundo e refletir, é ser basbaque e contemplar, ter o vírus da observação ligado ao da vadiagem. É ter a distinção de perambular com inteligência” João do Rio.

Parkour: arte do deslocamento. É uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante.

Deriva (do Situacionismo): técnica do andar sem rumo. Uma forma de passar de um lugar a outro, de uma casa a outra através de ambulações confiadas ao acaso. Ela se mistura à influência do cenário. Esta prática evoca o estudo do meio urbano e a apropriação deste através de proposições de situações urbanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário